O Certificado de Depósito Interbancário, ou CDI é um título que é emitido pelos bancos, afins de captar recursos financeiros para poder fechar o caixa de maneira positiva.
Em outras palavras por determinação do Banco Central (BC) as instituições bancárias no brasil, devem ao final do dia ter o fechamento do saldo total do banco positivo, ou seja, ter entrado mais dinheiro do que saiu.
Dessa forma os bancos eles realizam operações de empréstimos entre eles, ou seja, são efetuados empréstimos interbancários.
Para um banco emprestar o dinheiro para outro é utilizado títulos chamados de Certificado de Depósito Interbancário (CDI), esses títulos têm uma validade de curtíssimo prazo.
Como é calculado a taxa CDI?
A taxa CDI é a média de juros nos empréstimos entre os bancos, essa taxa é calculada pela empresa Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados (Cetip), que é uma empresa sem fins lucrativos e que registra todas as operações realizadas entre os bancos.
Essa taxa é calculada diariamente e pode ser consultada diretamente no site da B3, a bolsa de valores do brasil.
Como a taxa do CDI afeta seus investimentos?
O CDI é um dos principais índices utilizados pelo mercado financeiro em renda fixa. Isso ocorre em investimentos que são do tipo pós fixados, ou seja, investimentos que você só vai saber o quanto rendeu de acordo com o índice no vencimento da aplicação.
É muito comum ver aplicações que prometem 80%,90%,100% ou até mais de retorno do CDI, o que isso significa? Por exemplo:
Imagine que a taxa anual do CDI é de 12% e seu investimento é de 100% do CDI, logo se investiu 100,00 terá no vencimento 112,00, porém quando você investe um valor indexado ao CDI só conseguirá saber quanto rendeu no vencimento, pois o valor da taxa CDI pode variar ao longo do tempo, por isso essas aplicações levam o nome de pós fixados.
Existem muitos tipos de investimentos de renda fixa que utilizam a taxa de CDI como índice para suas aplicações financeiras, por exemplo:
CDB (Crédito de deposito bancário), são investimentos que são oferecidos pelos bancos.
LCI (Letra de Crédito Imobiliário) também emitidos pelos bancos, porém essas aplicações têm o objetivo de financiar as atividades do setor imobiliário.
LCA (Letra de Crédito Agropecuário) é bem similar a LCI, apesar disso, este tipo de investimento financia as atividades do setor agropecuário.
A taxa CDI está diretamente ligada a outra taxa que chamamos de SELIC, mas isso é papo para um outro dia.
Se esse conteúdo de alguma forma o ajudou, agregou algum valor. Não deixe de seguir nosso canal no YouTube, nosso perfil no Facebook e nosso Instagram para ficar por dentro das últimas notícias sobre Investimentos e Economia.
Ficou com dúvidas?
Deixe nos comentários que responderemos assim que possível.
Obrigado e até a próxima.