A SELIC é um dos termos mais utilizados quando estamos falando de economia, finanças e investimentos. Muitas coisas estão de certa forma ligadas a SELIC, e já que ela é tão importante, devemos entender mais a fundo o que é a Selic e como funciona.
Primeiramente o que precisa ficar muito claro é que existem 3 definições relacionadas a SELIC e que vamos falar de cada uma delas e sua importância na economia.
O SELIC – Sistema Especial de Liquidação e de Custódia
Antigamente um investimento que tinha seu lastro em títulos públicos federais era feito de forma física, ou seja, era impresso um titulo que quem tinha a posse desse titulo teria os direitos ao mesmo.
No entanto isso não era muito eficiente e seguro, ao passar do tempo os títulos físicos foram substituídos por registros eletrônicos.
Em 1979 em parceria da ANDIMA com o Banco Central do Brasil foi criado o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia dos títulos públicos federais.
O sistema eletrônico é responsável por registrar, custodiar e liquidar as operações financeiras dos títulos públicos federais.
O que é a taxa Selic Meta?
A taxa Selic Meta é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), utilizada como a taxa de juros básico da economia brasileira.
Tem como principal objetivo o controle da inflação do país, através do banco central que executa as políticas monetárias para que isso seja possível.
O que é a taxa Selic Over?
A taxa Selic Over, que também é conhecida como efetiva, é calculada através da média ponderada de todas as operações realizadas no Sistema SELIC.
Essas transações são de curtíssimo prazo e por isso são conhecidas como operações overnight, tem a duração de 1 dia útil, são operações realizadas por instituições financeiras e o Banco Central que opera através dos Dealers (Instituições Financeiras que atuam como intermediários junto ao Banco Central)
Os Movimentos da taxa Selic Over influenciam diretamente todas as taxas de juros do país.
Como o Banco Central Controla a Inflação do País?
O BC utiliza as políticas monetárias definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para controlar a inflação do País.
Mas afinal o que são as políticas monetárias?
A grosso modo, são um conjunto de normas que são utilizadas para diminuir ou aumentar a quantidade de moeda em circulação, para aumentar ou diminuir o crédito e com isso controlar a inflação, pois se o consumo sobe a inflação também aumenta e se o consumo diminui o contrário também é verdadeiro.
Quando o Banco Central quer que a inflação seja diminuída ele sobe a taxa Selic meta e quando quer acelerar a economia, baixa a taxa Selic meta.
Mas afinal se a taxa de juros que o mercado utiliza é a taxa Selic over, como a alteração da taxa Selic meta pode afetar a taxa Selic over?
Vamos recapitular, lembra quando mencionei que a taxa Selic over era a média das operações registradas no Sistema SELIC, pois bem, o Banco Central negocia com os dealers os títulos públicos federais e manipula o mercado para conseguir chegar o mais próximo possível da Selic meta.
Impacto no Crédito
Imagine a seguinte situação, O governo está oferecendo 6% de retorno para quem emprestar dinheiro através de títulos públicos federais, esse é o investimento mais seguro que existe, pois quem garante o investimento é o tesouro nacional.
Um banco para emprestar dinheiro a uma pessoa física ele exigirá um retorno bem maior que 6%, pois caso contrário seria melhor emprestar ao governo.
O banco decide emprestar o dinheiro para pessoa física, porém com uma taxa de juros de 30%.
A pessoa física acredita que a taxa de juros é injusta e resolve não tomar o crédito.
Agora imagine que o governo resolveu alterar a taxa e está oferecendo somente 3% de retorno.
O Banco, no entanto, também reduzirá os juros cobrado para pessoa física, pois acredita que não compensa nesse momento emprestar ao governo e resolve emprestar com 20%.
Neste momento o crédito é facilitado através de uma menor taxa de juros e a pessoa física acaba tomando o crédito.
Impacto do Consumo
O crédito e o consumo andam lado a lado, quando temos uma taxa de juros mais baixa o crédito é facilitado e o consumo aumenta.
Com o consumo exagerado, aumenta a demanda por produtos e serviços e isso faz com que a elevação dos preços aconteça, ocorrendo então o aumento da inflação.
O contrário também é verdadeiro, se temos uma taxa de juros mais alta, a tendencia é ter menos crédito e menos consumo.
Impacto nos Investimentos
Quando a taxa Selic está alta ela beneficia os investimentos de renda fixa que são atrelados a dívidas, tais como os títulos públicos, CDBs, LCI, LCA, Debentures, CRI e CRAs.
Se esse conteúdo de alguma forma o ajudou, agregou algum valor. Não deixe de seguir nosso canal no YouTube, nosso perfil no Facebook e nosso Instagram para ficar por dentro das últimas notícias sobre Investimentos e Economia.
Ficou com dúvidas?
Deixe nos comentários que responderemos assim que possível.
Obrigado e até a próxima.